segunda-feira, 18 de março de 2013

PIRIQUITOS


                                                  PIRIQUITOS

                             

Como Reproduzir os Periquitos Australianos:


Os Periquitos devem estar com a saúde perfeita na época de reprodução, ou seja, já devem ter feito a muda das penas por completo, devem estar “cantando” forte e os machos devem estar com a membrana que cobre a parte superior do bico num tom azul bem forte, a não ser que sejam lutinos, aí a cor será um tom púrpura mais suave, já as fêmeas ficam com uma cor marrom chocolate.
Se bem tratados podem chocar o ano inteiro, contudo não é aconselhável pois acaba desgastando de mais o casal. Com cerca de 01 ano o casal já está pronto para reproduzir, bastando para isto que seja colocado na gaiola criadeira ou no viveiro um ninho em forma de caixa, destes que são facilmente encontrados em lojas agropecuárias, ou então você mesmo pode fazer seu próprio ninho para periquitos.
A fêmea bota em média 5 ovos por ninhada e o período de incubação é normalmente de 18 dias, podendo variar e chegar até 21. Após o nascimento deve-se reforçar a alimentação dos pais, deixando a disposição, além da alimentação básica, alguma farinhada a base de ovo, verduras e legumes como couve, almeirão, jiló e cenoura ralada.

Normalmente os Periquitos são aves de fácil trato e que reproduzem muito bem em casa, contudo alguns problemas podem surgir, por isso é aconselhável que você coloque um casal jovem, mas que tenha mais de 01 ano de vida, para procriar, deixe-os em uma gaiola de bom tamanho e evite o máximo troca-la de lugar, qualquer mudança brusca do local da gaiola ou do ninho pode fazer com que a fêmea abandone os ovos. Evite deixar a gaiola em locais que peguem correntes fortes de vento, e se for o caso, cubra a gaiola a noite.




                         



O espaço é importante na criaçao:


Tenho visto gaiolas para cria  em tamanhos muito reduzido e caixas ninhos que mal cabem um casal com dois ou três filhotes. Com o tempo a falta de espaço vai atrofiando os casais e esmagando os filhotes nestas caixinhas minúsculas que só colaboram para a queda da imunidade e com isto a aparição de doenças fatais.

No criadouro "vidadeperiquito" optamos por gaiolas maiores e acoplamos a caixa ninho por fora da gaiola. Observe o tamanho da caixa, cabe confortavelmente um casal com seis ou mais filhotes, se for o caso.

O ambiemte para a reproduçao:




Os periquitos australianos gostam de viver em colônias como na natureza, então mesmo num criadouro fica visível a importancia que eles dão para a presença de muitos periquitos no local. Ficam disputando cantos, gritos, preparação dos ninhos, tudo é motivo para incentivar a reprodução. Dizem até que um casal sozinho não reproduz (é uma lenda) e que um periquito sozinho em uma gaiola acaba morrendo de depressão (pode ser verdade) devido a falta que sentem de companhias.


                                 


ALIMENTAÇÃO:

Os periquitos-australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. São de hábitos diurnos, sendo que de dia buscam comida e alimentam seus filhotes, e de noite descansam, sendo muito importante para eles dormir, já que se não fizeram isso de uma forma correcta poderá ocasionar várias problemas de saúde, principalmente quando domesticados. Em cativeiro, a dieta é complementada com verdurasfrutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras que comem: chicória molhada,espinafreFrutas que comem: bananalaranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente demaçã, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos-australianos.

Um comentário: